domingo, 26 de abril de 2009
Incrível
Parece que para terem exclusividade sobre o mercado os sócios da AMA (Associação Moçambicana de Avicultores) mataram mais de 40 000 pintos que não conseguiam vender. E utilizaram métodos altamente sofisticados: pura e simplesmente verteram água a ferver sobre os animais.
Num país com tanta gente com fome notícias destas deixam-nos estarrecidos e revoltados.
Não há formas de capitalismo diferentes em contextos geográficos diferentes. Há capitalismo apenas. Universal. Sem princípios!
sábado, 11 de abril de 2009
In Memoriam
Há 41 anos o dia 11 de Abril era uma sexta-feira: sexta-feira Santa.
O meu Pai partiu.
Às 3 horas da tarde.
Com 51 anos.
Eu tinha a frescura dos 20.
Cabelos ao vento, sonhos na cabeça, vontade de viver e de desafiar o Mundo.
Crescia, ainda, entre afectos. Muitos afectos!
Nesse dia, envelheci. Deixei os sonhos e as despreocupações. Tornei-me adulto sem o ser ainda.
Recordo, hoje e aqui, esse dia e relembro o que, então, escrevi no meu "Diário":
"Sexta-feira Santa,
Três horas da tarde,
Foi-se a tua alma para os lugares da Luz.
E muitos pensaram
e alguns disseram:
Morreste no leito,
Ele na Cruz!"
Que estejas em Paz, Pai!
sexta-feira, 10 de abril de 2009
A arte desceu à rua
Espero que o original tenha sido hoje entregue ao aniversariante que tem sido o pilar de sustentação deste projecto.
Que os conte por muitos.
À sua saúde, Prof!
segunda-feira, 6 de abril de 2009
A Natureza é sábia
Àmanhã é o "Dia da Mulher Moçambicana". Feriado Nacional. A Mulher Moçambicana merece de facto este feriado: ela é, simultaneamente, heroína, sofredora e pilar desta sociedade matriarcal.
Do jornal "Domingo" donde retirei esta foto, respigo partes de uma artigo que faz a apologia das vantagens do leite materno:
" Num total de 100 mulheres portadoras do vírus HIV/SIDA, que não sejam submetidas a qualquer medicação e a fazerem aleitamento exclusivo, a probabilidade, ou melhor, o risco de transmitirem o virus da SIDA aos seus filhos varia entre cinco e dez por cento"
" Já para uma mulher seropositiva que não esteja a ser submetida a medicação, mas que opte pela alimentação de substituição, o risco das crianças morrerem até aos dois ou três meses é de 50%. Quer dizer, a probabilidade aumenta 15vezes mais.
E mais adiante:
"Presentemente, no país, todas as mulheres grávidas e seropositivas, na última fase da gravidez, fazem medicação antirectroviral, inclusivé no dia do parto, de forma a evitar a contaminação do recém nascido pelo vírus da SIDA. Por sua vez este recebe dois medicamentos em forma de xarope, medicação que complementa na criança o tratamento iniciado pela mãe"
Ao ler estas notícias entendemos melhor quão sábia é a Natureza e os avanços que os homens têm vindo a conseguir.
sexta-feira, 3 de abril de 2009
Especulação ou roubo?
Faz parte integrante do meu Kit de viagens ao Moçambque profundo uma caixinha de Ultra Levure.
Fui comprar esta com 20 saquetas . Preço 671 meticais. Produto importado por uma tal " Medimport." Reparei que o PVP, em Portugal, é de 6,71 Euros. Aqui custa, apenas, 3 vezes mais. Mesmo com o pagamento das taxas de importação há muita especulação (ou mesmo roubo) E as farmácias são um grande negócio.Cá como em Portugal. O mal é de quem está doente, sobretudo do povo humilde que não pode pagar.
quarta-feira, 1 de abril de 2009
E pronto...do longe se fez perto
Falta apenas a confirmação da G. para que estas seis crianças comecem a receber afectos. De longe. Mas que chegarão e serão importantes. E vou vê-las, com alegria, a exibirem as fotos das madrinhas/padrinhos, a vestir as roupas enviadas e a escrever e a estudar pelo material escolar que lhes for oferecido.
Estão,portanto, melhor do que estavam antes.
Não foi possível contemplar todos os pedidos. Mas, infelizmente, estão sempre crianças a chegar. Quando tal suceder farei constar em novo post.
Mas, para Mumemo, em breve pedirei outro apoio. Também para crianças. Da Escola Primária. Preciso de 6000 boas-vontades. Não me assusto com este número. O que será? Em breve o revelarei. O mal é que este blog não deverá ter tantos leitores. Mas talvez o passa-palavra resulte. E contarei, de certeza, com o apoio do Zé Matias Alves.
Agora, madrinhas/padrinhos mandem-me as vossas fotos. Para eu imprimir aqui. Para plastificar e dar às vossas afilhadas. Fica o meu email: j.ming.abreu@gmail.com.
Obrigado a todas(os)
Subscrever:
Mensagens (Atom)