segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Inhambane


Tinha que passar pela escola de Inharrime e contactar a ESHT.
Inhambane foi o poiso. A casa habitual, a alimentação sofrível e muito sul-africanizada no "Sem Cerimónias".
Práticamente não existem outros restaurantes, o que é pena. De facto, come-se mal em Inhambane o que não se compreende dada a abundância de peixe naquelas águas tranquilas.
Uma ida ao Tofo para recordar. Mas o mar está a "comer" a costa e a ameaçar já algumas casas.
Inhambane, terra da "boa gente"!
Parece que foi Vasco da Gama quem a cognominou assim: aportando para fazer aguada, diz a história oral que as gentes locais extasiadas com o aparato das caravelas e da marinhagem os receberam com muitas honrarias e daí o cognome atribuído.
A cidade é limpa, tem alguma monumentalidade, mas as praias que a envolvem é que, realmente, a fazem conhecida e procurada. Tofo, Tofinho e Barra são paraísos de águas límpidas, areais finos, com palmeiras em moldura, onde o tempo flui e a poeira primeiro-mundista que nos atormenta é varrida para bem longe.

1 comentário:

Anónimo disse...

Inhambane desde 2006 tem tido um desenvolvimento expantoso, que para um bom observador, positivista, tal mudança seria nítida.

Ainda assim mantendo o seu lado histórico e original, Inhambane consegue mover massas em sua direcção todas as férias sejam elas sul africanas, europeias, asiáticas e outras.

Fico admirado com tal negativa abordagem a cerca de uma terra abençoada, a qual tem várias particularidades positivas e negativas como qualquer outro lugar do mundo.

Inhambane é uma cidade calma, acordas com o canto dos pássaros, o som das ondas do mar e adormeces a sombra do luar.

Em Inhambane come-se bem, mas como gostos não se descutem, é necessário que deixemos que aqueles que lá passam digam o que pensam.

Particulamente aconselho a degustarem do melhor Filete de Peixe garoupa temperado com funjo e servido com couscous de vegetais e para finalizar um pudin de cocô, pratos os quais podem ser encontrados no "Bistro Café Sem Cerimónias" os quais um humilde conhecedor de gastronomia pode afirmar que de Sul Africanizados, não tem nada.

Assim como este, também existem vários outros como o antigo Restaurante Maçaroca, que já la se encontra antes da ESHTI, Bistro Café Sem Cerimónias e os Verdinhos.
O Maçaroca tem como um dos seus famosos pratos o delicioso Caril de Galinha com cocô.

Com isso penso que durante a sua viagem, apesar de Inhambane ser uma cidade pequena é necessário percorrer todos os cantos, mantendo um espirito aventureiro e aberto para o que Inhambane tem a oferecer.