domingo, 18 de dezembro de 2011

Torga, Soares e a Europa

Torga é para mim o escritor de todos os momentos e para todas as circunstâncias.

Leio-o, releio-o, cito-o, decoro-o e sempre encontro nele a força do granito, a doçura das urzes, a autenticidade da natureza, a leitura permanentemente dos "nadas da vida".

Dei hoje comigo a reler e a rever a sua fotobiografia.

Não resisto:

"Coimbra, 7 de Maio de 1994

Meu caro Dr. Mário Soares:

Como lhe tinha garantido de viva voz, acabei esta noite de ler de fio a pavio as suas INTERVENÇÕES 8. E aqui estou a agradecer-lhe a gentileza da oferta do livro e a felicitá-lo por muitas páginas que nele particularmente apreciei, a começar pelas do lúcido e desassombrado prefácio. E também as que dizem respeito ao dia de Portugal e outras e outras. Você tem o pensamento ágil e a expressão fácil. É um dom dos deuses. Pena é que o seu medular optimismo doire sempre as conclusões de cada arrazoado. Refiro-me concretamente às idílicas considerações com que remata todas as referências à Europa. Eu também sou, e com desvanecimento, europeu.Mas disse um dia destes a um jornalista do Le Monde que só o era com significação se continuasse a ser plenamente português. Desculpe lembrar-lhe esta nossa velha divergência, infelizmente irremediável, que só trago à colação por descargo de consciência. Não há, nem haverá num futuro previsível, outra Europa senão esta malfadada do capitalismo insaciável e tentacular.
Um abraço do seu sempre dedicado admirador"

Há 17 anos

1 comentário:

wenbin wang disse...

Hogan Shoes From studs and buckles to glitter and animal print shoes, high heel shoes on sale store has it all. What are you waiting for?
Franklin Marshall Sale The perfect pair of shoes await you at Lady-Shoes-Mall.com.
Dolce & Gabbana Sunglasses