segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Macute

 

 

 Em contraste com a "cidade de pedra", a "cidade de macute", na Ilha de Moçambique, aloja a maior parte da população residente.
As casas estão implantadas num nível inferior ao das ruas, ocupando as zonas escavadas que deram a pedra para construir a Fortaleza de S.Sebastião e a cidade adjacente.
Esta localização permitiu que o ciclone que atingiu a Ilha em Abril passado não tivesse destruído completamente as casas do macute. Apenas alguns telhados foram danificados.
Quando estive na Ilha, em Abril passado, dois dias após a passagem do ciclone, a população mais desfavorecida exigia chapas de zinco para reparação das coberturas danificadas pelo vento.
Perguntei, então, pelo Padre Lopes que tive oportunidade de conhecer e que era quem mais sabia da história da Ilha. Velhinho, de quase 90 anos, com a sua crónica surdez, havia regressado a Portugal. Foi então que ouvi de um catraio esta frase expontânea: "sabes, o Padre Lopes era Padre, mas boa pessoa! O Padre X (actual) é Padre mas não é boa pessoa!"
Posted by Picasa

Sem comentários: