segunda-feira, 6 de abril de 2009

A Natureza é sábia

 

Àmanhã é o "Dia da Mulher Moçambicana". Feriado Nacional. A Mulher Moçambicana merece de facto este feriado: ela é, simultaneamente, heroína, sofredora e pilar desta sociedade matriarcal.
Do jornal "Domingo" donde retirei esta foto, respigo partes de uma artigo que faz a apologia das vantagens do leite materno:
" Num total de 100 mulheres portadoras do vírus HIV/SIDA, que não sejam submetidas a qualquer medicação e a fazerem aleitamento exclusivo, a probabilidade, ou melhor, o risco de transmitirem o virus da SIDA aos seus filhos varia entre cinco e dez por cento"
" Já para uma mulher seropositiva que não esteja a ser submetida a medicação, mas que opte pela alimentação de substituição, o risco das crianças morrerem até aos dois ou três meses é de 50%. Quer dizer, a probabilidade aumenta 15vezes mais.
E mais adiante:
"Presentemente, no país, todas as mulheres grávidas e seropositivas, na última fase da gravidez, fazem medicação antirectroviral, inclusivé no dia do parto, de forma a evitar a contaminação do recém nascido pelo vírus da SIDA. Por sua vez este recebe dois medicamentos em forma de xarope, medicação que complementa na criança o tratamento iniciado pela mãe"
Ao ler estas notícias entendemos melhor quão sábia é a Natureza e os avanços que os homens têm vindo a conseguir.
Posted by Picasa

2 comentários:

Margarida Amaral disse...

Desconhecia em absoluto... Concordo com as suas palavras, Sr. Eng.º: a natureza é sábia.
Ana Margarida

Unknown disse...

Estamos a torcer para correr bem. O Africando está fcar conhecido na blogosfera.