O Regulamento-Tipo sobre a "Direcção, Organização e Funcionamento das Escolas" define estas como "Centro(s) onde se forja o Homem Novo e se preparam as crianças e os jovens para assegurarem a continuação do processo revolucionário e a construção da sociedade socialista.O aluno é um cidadão que se prepara para a sua futura participação consciente no processo de produção social como garantia de máxima realização das suas necessidades, direitos e liberdades. Deverá para isso possuir altas qualidades de disciplina, organização, respeito e cortesia para os outros, bem como conhecimentos científicos e técnicos"
1. Assim, em trabalho coordenado da direcção, professores e comunidade deve ser assumida a responsabilidade de todos participarem no processo de transmitir ao aluno a prática e gosto por:- boa apresentação no modo de vestir, aprumo, compostura e asseio (roupa limpa, cabelo cortado, limpo e penteado, higiene e limpesa individual).- civismo e cortesia no trato com outras pessoas - modo de as cumprimentar, de se levantar, de se sentar, de falar...- arrumação, embelezamento e organização:-livros e cadernos encapados, sacos limpos, lápis afiado;- sala de aula, instalações do recinto escolar, o pátio, campos de jogos, jardins impecáveis;-o quarto de dormir arranjado, a cama feita ou a esteira dobrada, etc.
2. Em particular, a Escola, durante a "Semana de Preparação do Ano lectivo" deve organizar a integração dos novos alunos e educá-los sobre o modo de utilização dos sanitários, balneários, pátios, salas de aula, campos de jogos.Mais concretamente, devem aprender a não sujar as paredes e o chão, fechar as retretes, não se sentar em cima dos muros.
3. Todos os sábados a escola deve programar uma jornada de limpeza geral às instalações e ao recinto exterior da escola.
4. É interdito colar cartazes e avisos directa e indiscriminadamente nas paredes porque tal prática leva à rápida deterioração da pintura. As escolas deverão ter locais definidos e preparar quadros para a afixação de cartazes e informações.
5. O recinto escolar deve ser bem demarcado com muros (onde for possível) e sebes a partir de plantas de fácil cuidado e rápido crescimento. É proibido utilizar arame farpado para a demarcação do recinto escolar excepto terrenos anexos (instalações agro-pecuárias)
5.1. No recinto escolar é também necessário delimitar os locais destinados à formatura, ao recreio (sombras, jardins e campos de jogos) e o capim deve ser cortado rente enquanto não houver possibilidade de plantar relva.
6. Todas as escolas devem ajardinar o recinto escolar, plantar árvores de sombra ou de fruta, arbustos de ornamentação e sobretudo flores. Neste trabalho e quando houver necessidade de podar árvores ou executar algumas obras de conservação, a Direcção da Escola deverá trabalhar em ligação com o Conselho Executivo e estruturas da comunidade que possuam conhecimentos e meios para apoiar a escola.
7. Os campos de jogos devem ser restaurados no mais curto espaço de tempo e improvisados meios de diversão infantil nos parques de recreio utilizando meios disponíveis - troncos, paus, desperdício de madeiras, sucata adequada, pneus velhos e outros materiais.
8. Em suma, o recinto escolar deve ser atraente, agradável e alegre e não um simples conjunto físico de salas de aula".
1. Assim, em trabalho coordenado da direcção, professores e comunidade deve ser assumida a responsabilidade de todos participarem no processo de transmitir ao aluno a prática e gosto por:- boa apresentação no modo de vestir, aprumo, compostura e asseio (roupa limpa, cabelo cortado, limpo e penteado, higiene e limpesa individual).- civismo e cortesia no trato com outras pessoas - modo de as cumprimentar, de se levantar, de se sentar, de falar...- arrumação, embelezamento e organização:-livros e cadernos encapados, sacos limpos, lápis afiado;- sala de aula, instalações do recinto escolar, o pátio, campos de jogos, jardins impecáveis;-o quarto de dormir arranjado, a cama feita ou a esteira dobrada, etc.
2. Em particular, a Escola, durante a "Semana de Preparação do Ano lectivo" deve organizar a integração dos novos alunos e educá-los sobre o modo de utilização dos sanitários, balneários, pátios, salas de aula, campos de jogos.Mais concretamente, devem aprender a não sujar as paredes e o chão, fechar as retretes, não se sentar em cima dos muros.
3. Todos os sábados a escola deve programar uma jornada de limpeza geral às instalações e ao recinto exterior da escola.
4. É interdito colar cartazes e avisos directa e indiscriminadamente nas paredes porque tal prática leva à rápida deterioração da pintura. As escolas deverão ter locais definidos e preparar quadros para a afixação de cartazes e informações.
5. O recinto escolar deve ser bem demarcado com muros (onde for possível) e sebes a partir de plantas de fácil cuidado e rápido crescimento. É proibido utilizar arame farpado para a demarcação do recinto escolar excepto terrenos anexos (instalações agro-pecuárias)
5.1. No recinto escolar é também necessário delimitar os locais destinados à formatura, ao recreio (sombras, jardins e campos de jogos) e o capim deve ser cortado rente enquanto não houver possibilidade de plantar relva.
6. Todas as escolas devem ajardinar o recinto escolar, plantar árvores de sombra ou de fruta, arbustos de ornamentação e sobretudo flores. Neste trabalho e quando houver necessidade de podar árvores ou executar algumas obras de conservação, a Direcção da Escola deverá trabalhar em ligação com o Conselho Executivo e estruturas da comunidade que possuam conhecimentos e meios para apoiar a escola.
7. Os campos de jogos devem ser restaurados no mais curto espaço de tempo e improvisados meios de diversão infantil nos parques de recreio utilizando meios disponíveis - troncos, paus, desperdício de madeiras, sucata adequada, pneus velhos e outros materiais.
8. Em suma, o recinto escolar deve ser atraente, agradável e alegre e não um simples conjunto físico de salas de aula".
Sem comentários:
Enviar um comentário