terça-feira, 16 de outubro de 2007

XIX ENDET -PEMBA

Baía de Pemba
Areais finos a perder de vista
Animação Cultural na Cerimónia de Abertura
Sob o lema " Educação Para Todos, Competências Para a Produção e Desenvolvimento do País", decorreu em Pemba (antiga Porto Amélia) província de Cabo Delgado o XIX ENDET (Encontro Nacional de Directores das Escolas Técnicas)
Pemba, tem adjacente a 3ª maior e a 13ª mais bonita baía do mundo.
A primeira vez que conheci Pemba foi em 1998 , quando fiz o levantamento, no terreno, das escolas de artes e ofícios existentes em cinco das dez províncias de Moçambique. Desta vez, deu para me encantar um pouco mais com a beleza natural desta praia.
Em termos turísticos, a cidade melhorou as suas infraestruturas: um dos melhores hoteis do mundo está aqui: os preços são um atentado à miséria que vive ao lado. Uma noite, numa suite, custa o que ganha um trabalhador moçambicano durante quatro anos de trabalho...
Na sala onde decorreram os trabalhos estava patente uma exposição fotográfica que remetia para a luta armada aqui travada com dureza e sacrifício para ambas as partes. Valas comuns onde foram enterrados muitos patriotas moçambicanos, a casa da PIDE/DGS onde, outros , foram torturados, e a "Base Moçambique" - um dos objectivos da operação "Nó Górdio" conduzida por Kaulza de Arriaga - fizeram-me saborear um amargo nó na garganta.
E até o grupo cultural que nos animou tinha o sugestivo nome de "Quarenta Anos de Luta"
Cabo Delgado é, realmente, o solar da independência de Moçambique e os macondes, aqui residentes, têm orgulho na luta que desenvolveram contra o regime colonial português.
A História tem, no entanto, que se aceitar e bons são os povos que não guardam rancor relativamente ao passado, que apostam na solidariedade que o futuro pode trazer e que, nestes dias, partilharam experiências em torno da educação do que de mais precioso pode ter um país: a sua Juventude.
Posted by Picasa

Sem comentários: