sábado, 31 de maio de 2008

Ir ao Profeta

Só sei que a minha máquina fotográfica desapareceu. A empregada, que me acompanhou às 7 horas da manhã para aproveitar a boleia e ir ao mercado, (tinha feito uma bela sardinhada e as saladas estavam em falta) lembra-se de eu descer as escadas com a maquineta na mão e de a pôr no carro, pois queria ir a Marracuene fazer umas fotos para a revista das escolas profisionais. Parei para meter combustível e para levantar dinheiro numa ATM. Entretanto deixei-a junto do mercado Janette (esposa de Eduardo Mondlane) e rumei para a Escola Profissional de S. Francisco de Assis. Ao chegar, não tinha a máquina e tive que adiar o trabalho.
Hoje tive a visita da empregada que me veio mostrar os filhos: uma menina de 22 meses e o Vasco de 7 anos. Está intrigadíssima com o desaparecimento da máquina, pois "Patrão, tenho a certeza que a levou para o carro". E deu-me a sua opinião: "Patrão, deve ir ao profeta, pois ele vai adivinhar onde está a máquina! Só custa 100 e a máquina vale muito mais!
Disse que ia pensar.
Profetas, curandeiros, bruxos, adivinhos e médicos tradicionais são uma constante por estas paragens e o grau de credibilidade que têm é muito grande. E não se pense que só a gente mais simples e humilde os procura: diz-se, por aí, que há altos dirigentes do aparelho de estado que os chamam para benzer os seus gabinetes e tirar os maus olhados.
Procurar um, é fácil. Basta ir aos anúncios dos jornais.
E não resisto a transcrever o "marKeting" que o Dr. Wachifipa - Médico Tradicional do Este de África, faz em vários jornais locais:
" Cura e resolve vários problemas, tais como:
Força no homem, diabetes, hemorróide, sorte no trabalho, tensão alta, sucesso nos negócios, impotência sexual, dá sorte a pessoas que não têm, resolve conflitos conjugais, recupera amor perdido, cura alergia, asma, paralisia, cegueira, menstruação prolongada, dores nas pernas, tuberculose, protege corpo e empresas, tira maus espíritos, devolução de bens roubados, sucesso nos exames, diminui barriga (estética) dores das mamas, dores das ancas e dores de cabeça.
Faz crescer a parte do homem que é pequena para ser grande, a qualquer medida que a pessoa quer, o comprimento e largura"
A ADSE comparticipará?
Posted by Picasa

2 comentários:

JMA disse...

E foste? E resultou?

Anónimo disse...

Fiquei de saber se a ADSE comparticipava.
Só depois irei comprovar.
Abraço