segunda-feira, 12 de maio de 2008

Escola Profissional de Caia


E lá fui visitar a neófita, (inaugurada, com pompa e circunstância, no dia 25 de Abril), e dar uma ajuda naquilo que posso e penso saber. De avião até à Beira a que se acrecentaram 600 Km de estrada que rasga florestas lindíssimas e corre ao lado do Parque Natural da Gorongosa. Que hei-de vistar!
Sintonizar com o modelo educativo das escolas profissionais, falar de projecto educativo, apresentar e fazer estudar o Regulamento das Escolas Profissionais, (a "Bíblia", como lá foi referido), falar da progressão modular e da avaliação, enfim dar a tal "ensaboadela" inicial. Transmitir esperança e alimentar auto-estimas. Não dar o peixe, ensinar a pescar!
Uma equipa de professores muito jovem e disponível, com muito desejo de aprender, o que se manifestou mesmo na afectação ao trabalho de um sábado e de um domingo, sem um queixume.
Por detrás, uma equipa de jovens italianos de muita qualidade, com força, com determinação, com vontade de ajudar, com espírito de sacrifício e de missão - "gracie tanta", Francesca, "gracie tanta" Jenny).
Director e director de produção (que vai gerir uma "empresa modelo" adjacente à escola) nomeados após concurso público e seleccionados depois da apresentação de um projecto de desenvolvimento para a escola, de entrevista e de análise curricular. Uma inovação para uma escola pública! Mais uma referência muito positiva no âmbito das Escolas Profissionais. Aos poucos se vai progredindo no bom sentido e, como por aqui se diz, correr não é chegar...
A Escola de Caia, ao lado do Zambeze, a conviver com o "rio que não conhece amigos", salpicada de águas estagnadas deu-me, de bandeja, milhares de picadas de mosquitos, como nunca tive desde que ando por estas paragens. Acreditei mesmo que desta vez é que era, e que a malária acabaria por me bater à porta. Parece que não e as três análises já feitas dizem que o "plasmodium" não quer nada comigo. Só me resta saber se ainda estarão vivos os mosquitos que me picaram!
Parece que fui feito para andar por aqui!

Posted by Picasa

1 comentário:

JMA disse...

Já fazias falta!
Um grande abraço.